segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Imperador e Galileu

A montagem inédita dirigida por Sérgio Ferrara e com Caco Ciocler no elenco estréiou no dia 3 de outubro no Teatro Imprensa.

O texto, escrito em 1873, é considerado pelo próprio Ibsen a sua maior obra. “Imperador e Galileu” é a que teve o mais longo processo criativo da carreira do dramaturgo, com a duração de nove anos, entre 1864 e 1873. O texto trata da vida do imperador Juliano (século IV d.C), que se tornou figura polêmica ao tentar destituir a igreja católica como religião oficial do império romano e resgatar os cultos pagãos.

A peça, traduzida por Fernando Paz e adaptada por Sérgio Ferrara , cobre um período de 12 anos, de 351 a 363 A.D., numa época de conflito entre o Cristianismo e o Helenismo. Na abertura da peça Juliano tem 19 anos e com o seu meio-irmão Galo, herdeiro do trono, vive sob o período de terror instaurado pelo imperador cristão Constâncio, que tinha mandado assassinar toda a família de ambos. Juliano fora educado como cristão, mas é perseguido pela dúvida. Sob a influência do seu tutor, o filósofo Libânio, vai para Atenas aprender sobre a religião dos pagãos. Porém, também não consegue alívio na adoração dos antigos deuses, ansiando por uma revelação que lhe mostre que caminho seguir. Máximo, o místico de Efeso, revela-lhe a visão do &ld quo;terceiro reino”, um reino que se baseará na ética cristã, na sabedoria pagã e na alegria pela vida. Juliano torna-se imperador e declara a liberdade religiosa a todos os cidadãos.

Caco Ciocler defende seu papel de forma visceral e prende o público surpreendendo-o a cada momento, assim como seus companheiros, que no mais pequeno gesto mostram uma perfeição e habilidade, além de um profundo estudo para participar da montagem.

A direção optou por marcações simples que levam o espectador ao que realmente interessa, o texto. Assim como cenários e figurinos que tedem a uma atemporalidade e simplificação - tendência recorrente nas montagens atuais - que ao invés de tirar brilho, fazem o espetáculo brilhar mais ainda.

Imperador e Galileu está em cartaz no Teatro Imprensa,Rua Jaceguai, 400 - Bela Vista. Sextas e sábados às 21hs e domingos às 19 horas. Ingressos - R$ 50,00 sextas e domingos. R$ 70,00 sábados.

Guilherme Udo

guilherme@enteatro.com.br

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...