segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

'João Cabeça de Feijão' e 'O Trenzinho Villa-Lobos' comemoram os 10 anos da Cia. Articularte

Divulgação/João ValérioDa Redação

Em 2009, a Cia. Articularte completa 10 anos. Para comemorar, os espetáculos "O Trenzinho Villa-Lobos" e "João Cabeça de Feijão" estarão em cartaz no Teatro Imprensa. As peças estréiam, respectivamente, dias 28 de fevereiro, sábado, e 1 de março, domingo, com apresentações sempre às 16 horas. Fundamentado na arte de manipulação de bonecos, o grupo tem em seu repertório espetáculos que homenageiam personalidades expressivas da nossa cultura como Cândido Portinari (Portinari Pé de Mulato), Tarsila do Amaral (A Cuca Fofa de Tarsila).

O Trenzinho Villa-Lobos

Inspirado nas histórias de infância de Heitor Villa-Lobos, o espetáculo - uma proposta musical de teatro de bonecos manipulados e articulados de corpo inteiro - mostra de maneira singela essa fase da vida de um dos maiores compositores do mundo. Empinando pipa, fazendo travessuras, Tuhu, apelido que o maestro ganhou quando menino pelo seu hábito de imitar o som das locomotivas era uma criança como outra qualquer até entrar em contato com os sons e a riqueza da música.

Uma viagem para Minas Gerais marcou para sempre a vida do futuro compositor que se impressionou intensamente com a grandeza e a beleza de nossa terra, que serviu como inspiração para toda a sua brilhante trajetória. Entre as diversas aventuras de Tuhu está a busca por seu cachorro Bolinha, que foi aprisionado por uma Maria Fumaça feroz, chamada por ele de Trem de Fogo.

Em 2009, o Brasil comemora o cinquentenário da morte de Villa-Lobos e a companhia aproveita para apresentar o universo de um dos maiores compositores do mundo. Entremeado por canções como o Trenzinho Caipira, Uirapuru e Bachianas n. 2, 4 e 5, o espetáculo é um convite à obra de um dos maiores artistas de todos os tempos.

João Cabeça de Feijão

Livremente inspirado na narrativa inglesa João e o Pé de Feijão, o espetáculo é recheado de sonoridade brasileira e explora aspectos do folclore nordestino, dialogando com contos e lendas medievais (com imagens inspiradas em Hieronymus Bosch). Conduzido por atores e bonecos que interagem em todos os momentos, a peça proporciona graça, magia e encantamento, tudo em um único e lúdico universo cênico. Finalista ao Prêmio FEMSA Coca Cola como Melhor Trilha Sonora de 2008.

Os feijões eram verdadeiramente mágicos. Então o homem com quem trocara a vaquinha da família pelos grãos de feijão não o enganara. O gigantesco pé de feijão no quintal de sua casa não deixava dúvidas. As folhas tocavam as nuvens do céu, despertando a curiosidade do pequeno João. O que haveria lá em cima? O que as nuvens escondiam? Que mistérios revelariam? Confiante e sem medo de enfrentar o desconhecido, João resolve se arriscar em uma aventura, acompanhado por uma gansa encantada que bota ovos de ouro, instrumentos musicais que falam, um ogro gigante e muitas outras surpresas, aprendendo que são suas atitudes e os riscos de suas escolhas que norteiam seu destino.

Serviço:
"O Trenzinho Villa-Lobos" e "João Cabeça de Feijão"

com Cia. Articularte.
"O Trenzinho Villa-Lobos" - Sábados às 16h
"João Cabeça de Feijão" - Domingos às 16h
Teatro Imprensa - Rua Jaceguai, 400, Bela Vista. - Tel. (11) 3241-4203.
Ingressos: R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia).
Livre.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...