
Editor de Teatro
Leonardo Polo
Especial para o Enteatro
Em 2010, o Teatro Sergio Cardoso voltou a ferver. Reduto da classe teatral, a casa completa 30 anos e desde janeiro sediou oficinas para formação de equipe técnica e elenco, o que trouxe profissionais ávidos para criar e encher os mais de 800 lugares da plateia. A grande meta das oficinas começa agora a ser vislumbrada. Fruto desse movimento de retomada do teatro,estreia nesta sexta-feira (13) o musical "Bixiga", dirigido por Mario Masetti, diretor artístico do teatro e responsável pelo projeto. O maestro João Mauricio Galindo, da Jazz Sinfônica, rege a orquestra que interpreta ao vivo as composições assinadas pelo time de peso formado por Nelson Ayres, Ruriá Duprat, Miguel Briamonte e Rodrigo Morte.
Realizadas pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado da Cultura e e produzidas pela APAA – Associação Paulista dos Amigos das Artes – a Organização Social que administra o teatro Sergio Cardoso, as oficinas fizeram com que desde o início do ano, mais de 200 artistas, entre alunos, mestres, pesquisadores e professores, estivessem envolvidos na criação e produção do musical. Uma ampla pesquisa sobre toda a região do Bixiga e Bela Vista foi o ponto de partida para a criação do roteiro. Os maquiadores, camareiras, técnicos de som, iluminação e cenário, costureiros, cabeleireiros, contra-regras e atores que trabalham no espetáculo foram formados nas oficinas instaladas nas salas de ensaio da casa.
Segundo Mario Masetti, o Bixiga é a região da cultura teatral na cidade de São Paulo, reduto dos grandes teatros e das pessoas de teatro. Assim, essa montagem tenta reviver essa cultura no palco, valorizando não só fatos históricos, mas também as pessoas do bairro. Não se espera que essa valorização fique somente no palco e nas coxias, o público também faz parte dessa atitude. "O cômico se encontra nessa relação dos atores com a plateia", diz. Isso será possível pelo baixo custo dos ingressos.
Masetti ainda afirma que o musical tem espaço no Brasil e que nessa montagem encontraremos um diferencial, no palco estão atores que também cantam e dançam, portanto, não há uma grande voz ou um corpo esbelto em cena, mas isso é compensado através de um bom trabalho de interpretação.
O texto (que não se apega ao politicamente correto) é fruto de pesquisa encabeçada por Solange Santos e escrito numa parceria entre Edu Salemi, Enéas Pereira, que também assina a maioria das letras das composições, e Ana Saggese. Na história, entre uma guerra de bracholas com vatapá e uma estátua de Adoniran Barbosa que fala, o musical se passa na tradicional região do Bixiga, com fofoqueiras, cortiços, brigas de vizinhos e famílias italianas, brasileiras, africanas e orientais.
Se você quer assistir ao musical de graça, acompanhe o nosso twitter e participe das promoções.
Serviço: "Bixiga"
Sextas e sábados às 21h e domingos às 19h.
Teatro Sergio Cardoso - Rua Rui Barbosa, 153, Bela Vista. - Tel. (11) 3288-0136.
Ingressos: R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia).
Não recomendável para menores de 14 anos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário