Da RedaçãoPara marcar os 150 anos do nascimento do escritor russo Anton Tchekhov (1860-1904), a Cia. dos Desejos, de São Paulo, apresenta um dos textos emblemáticos do autor, "As Três Irmãs".
Na peça, como em toda a obra de Anton Tchekhov, a estrutura narrativa apresenta um delicado equilíbrio entre os conflitos internos dos personagens e os dramas externos que se manifestam em cena.
Recheado de diálogos cotidianos, embates filosóficos e reflexões acerca da condição humana, o texto revela um retrato preciso dos seres humanos em seus mais diferentes aspectos e questionamentos, como a relação com o trabalho, a ética e a finitude da vida, sendo por isso considerado atual e inesgotável até os dias de hoje.
"O desafio de encenar um texto carregado desse registro naturalista, no qual a compreensão do discurso reside na humanidade das personagens, se manifesta em duas vias", aponta o diretor Pedro Garrafa. "A primeira, e mais óbvia, é o registro naturalista em si. O gesto natural, o tom de voz, a profundidade das questões psicológicas das personagens, a veracidade. Já o segundo desafio é o de criar uma linguagem de cena que seja capaz de revelar o que o texto apresenta de mais sublime: o seu submundo. Os embates de ideias, as leituras arquetípicas das personagens e as alegorias filosóficas da trama. É nesse desafio que reside o maior tesouro de qualquer encenação de Tchekhov: Como trazer à tona esse submundo tão bem arquitetado, onde cada frase e cada gesto têm incontáveis camadas de sentido?", questiona.
A montagem proposta pela Cia dos Desejos se baseia na vontade de responder a essa questão subtraindo da cena todos os elementos dispensáveis, e se concentrando no trabalho dos intérpretes. Assim, As Três Irmãs conta com uma encenação simples, sem cenários e com poucos objetos de cena.
Durante o espetáculo, os 13 atores estão todo o tempo em cena, seja atuando ou assistindo a ação. "A encenação assume uma postura de jogo de cena, em contraponto à naturalidade do texto, e ressalta por meio desse efeito de distanciamento, o seu caráter filosófico", destaca o diretor.
Serviço: "As Três Irmãs"
Com a Cia. dos Desejos.
Quartas e quintas às 20h30.
Viga Espaço Cênico - Rua Capote Valente, 1323. - Tel. (11) 3801-1843.
Ingressos: R$ 30,00 (inteira) e R$ 15,00 (meia).
Não recomendado para menores de 16 anos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário