terça-feira, 19 de outubro de 2010

'Casting' com Caco Ciocler

Guilherme Udo
Editor de Teatro

A partir de um fato que presenciou nos anos 90, o autor e diretor teatral Aleksandr Gálin (nascido em 1947) escreveu "Casting", comédia de costumes sobre os testes realizados em um velho cineteatro de uma cidade russa para a seleção do elenco feminino de um grande espetáculo a ser produzido em Singapura.

Em 2002, o diretor Marco Antônio Rodrigues e a atriz Joana Mattei assistiram a uma montagem alemã do texto, se encantaram com ele e começaram a trabalhar por sua encenação no Brasil, o que só acontece agora, com tradução de Aimar Labaki e Elena Vássina.

A história

O anúncio veiculado em um jornal da cidade anuncia os testes para mulheres com habilidades artísticas visando a montagem de um show que será apresentado em Singapura. O velho e agora fechado cine Cosmos é o cenário único da peça que mostra os testes, os equívocos gerados pelo anúncio, as esperanças e frustrações das candidatas. É ali que, às voltas com o produtor Albert (Caco Ciocler), as candidatas - e depois seus maridos -, descobrem que esse show não é tão inocente quanto pensavam.

Da indignação partem para a constatação de que show erótico em Singapura é muito melhor do que o nada a fazer naquela cidade, naquele país. Mas será que o empresário japonês encarregado das contratações aceitará mulheres não exatamente "muito bonitas e muito jovens"? A resposta poderá ser desvendada ao final dessa deliciosa comédia que faz jus à melhor tradição satírica russa.

A montagem

O elenco brasileiro se saí muito bem na encenação dessa comédia que foge do estereótipo da maioria das peças do gênero em cartaz na cidade. Apesar de querer divertir a plateia, percebe-se um tom de crítica que leva o espectador a pensar toda a história e digerir aquela informação.

O riso não é um elemento gratuito, mas vem como fruto de questões que mexem com o ser humano, como a venda do corpo, o trabalho não valorizado, a necessidade de ser famoso...

Destacam-se Ricardo Oshiro, que passa a peça inteira falando em japonês, fazendo um brilhante trabalho corporal e Nani de Oliveira que arranca risadas facilmente da plateia e tem um desempenho e timing cômico certeiros.

A direção preza por marcações delimitadas, mas que ajudam na encenação que em alguns momentos contam com uma projeção. A iluminação é pontual e ajuda a conduzir a história de forma suave e sem causar grandes rupturas.

Um bom divertimento aliado a uma boa discussão é o que se pode ter ao assistir a peça "Casting".

Serviço: "Casting"
Com Aline Moreno, Bete Dorgam, Bia Toledo, Caco Ciocler, Flávio Tolezani, Heitor Goldflus, Nani de Oliveira, Natalia Gonsales, Nicolas Trevijano, Ricardo Oshiro e Selma Luchesi.
Quintas às 21h30 e Sextas, sábados e domingos, às 20h.
Teatro Nair Bello - Shopping Frei Caneca - Rua Frei Caneca, 569, Consolação. - Tel. (11) 3472-2414.
Ingressos: de R$ 20,00 a R$ 30,00.
Não recomendado para menores de 16 anos.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...