sexta-feira, 26 de novembro de 2010

"Lilá ou O Jogo de Deus" no TUSP em apresentações com LIBRAS

Da Redação

Em temporada até o dia 19 de dezembro no TUSP, o espetáculo "Lilá ou O Jogo de Deus", da Cia. Quase9 Teatro, tem direção de Elias Cohen, renomado artista chileno, premiado em 2008 pela crítica teatral chilena com o espetáculo "Kardiography", e fundador-diretor artístico da Escola Internacional de Teatro Físico KIM – Kosmos in Movement.

Como parte do processo de concepção, durante um mês os atores freqüentaram a Pós-Escola de Teatro-Físico fundada por Cohen. A peça estreou em Campinas no final de 2008, e desde então vem sendo apresentada como parte do repertório do grupo, sendo esta temporada no TUSP a primeira do espetáculo na cidade de São Paulo.

A peça se desenvolve a partir da metáfora do jogo indiano Mahalilah, que na tradição filosófica indiana significa "teatro ou o jogo de Deus", onde os seres humanos são parte essencial deste jogo que reflete a própria vida. Lilá é uma analogia da permanente transformação do mundo e do universo.

Mescla de linguagens

No palco um dinâmico jogo é apresentado em duelos de ações físicas e coreografias, mesclado a elementos do novo circo, das artes marciais, da dança e do teatro. Alia-se a expressão corporal a vocal nas evoluções do coro, conduzida pela coreana Se Rok Park, formada na Central School of Speech and Drama – Londres, com base de cantos tradicionais de diferentes culturas.

O texto, de criação coletiva, baseado na dramaturgia corporal apresenta um malabarismo de histórias, ora reais, ora fictícias, de momentos, de seres que jogam um jogo de azar. Um homem passeia com uma mala, as imagens se cruzam e através do acaso (ou do destino) cada indivíduo encontra sua paixão, sua verdade ou sua miopia. A própria relação entre a ficção teatral e a realidade entra em cheque à medida que o "efeito borboleta" das ações se apresenta, colocando a platéia como integrante ativo dos acontecimentos.

Apresentações com intérprete em LIBRAS

Nos dias 28 de novembro e 5 e 12 de dezembro, domingos, as sessões do espetáculo "Lilá ou O Jogo de Deus" terão a presença de intérpretes em LIBRAS – Língua Brasileira de Sinais.

Serviço: "Lilá ou O Jogo de Deus"
com Carol Vidotti, Deborah Andrade, Emilene Gutierrez, Fernando Dourado, Larissa Ballaroti, Leonardo Costa, Lúcia Kakazu e Patrick Amstalden.
Sextas e sábados às 21h e domingos às 20h.
TUSP (Teatro da USP) – Rua Maria Antônia 294, Consolação. - Tel. (11) 3259-8342.
Ingressos: R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia).
Livre.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...