sexta-feira, 19 de novembro de 2010

'Urgência - A Cidade do Avesso'

Da Redação

Com o apoio da Lei de Fomento à Dança – 8ª edição/2010, estreia dia 21 de novembro de 2010, no Parque da Luz, o espetáculo "Urgência – A Cidade do Avesso", do ...Avoa! núcleo artístico, direção de Luciana Bortoletto. Criado para espaços públicos, a obra transita por diferentes linguagens, como a dança contemporânea, o teatro e a poesia e reflete a respeito da relação entre indivíduo e multidão.

Estar no passeio público, seja com um saco de juta cobrindo o rosto ou simplesmente em grupo, dançando, pode significar nada. Ou muito. E pode também deflagrar emoções inimagináveis nos transeuntes. Foi assim nas cerca de 20 sessões em que o ...Avoa! núcleo artístico esteve na cidade, no meio da multidão. Nessas intervenções, o grupo presenciou desde tentativas de suicídio na passarela do Terminal Bandeira até camelôs que se juntaram aos atores/bailarinos e caíram na dança também.

O público/cidadão não se intimida. Seja no vão livre do MASP ou na Rua 25 de Março, ele participa, se incomoda, sugere, dança, ameaça. Até das janelas dos ônibus da Avenida Paulista vieram respostas da intervenção artística realizada.

A dança contemporânea é o eixo da pesquisa, assim como a improvisação, e a intenção, ao montar um projeto como "Urgência..." é a possibilidade da re-significação do espaço público. O cidadão que se desloca pelas ruas pode ampliar seu repertório de relações sensoriais com a cidade, abrindo possibilidades de gerar novas percepções e sensações. Sair do olhar óbvio, enfrentar o automatismo na relação com a metrópole e experimentar novas sensações: eis o propósito de "Urgência – A Cidade do Avesso".

Serviço: "Urgência – A Cidade do Avesso"
com ...Avoa! núcleo artístico.
Domingo, 21 de novembro, 16h.
Parque da Luz - Praça da Luz, s/n, Bom Retiro.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...