quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Crítica: 'Mambo Italiano'

Guilherme Udo
Editor de Teatro


No Teatro Nair Bello está em cartaz a comédia "Mambo Italiano" que trata de um tema que contundente através do humor. Na história, Ângelo (Luciano Andrey) exerce a profissão de roteirista para TV e assume ser gay. Ele é filho de Gino (Antonio Petrin) e de Maria (Claudia Mello). O comportamento de sua irmã Ana (Lara Córdula) também foge do padrão familiar. A moça busca alternativas para sair de casa e escapar da opressão doméstica.

O companheiro de Ângelo, Nino (Jarbas Homem de Mello), vive no conforto do "armário", a salvo das pressões sociais e familiares. Porém, uma confissão desastrada de Ângelo levanta a ira do amante, de sua família e da mãe de Nino, Lina (Tânia Bondezan), que vê em Pina (Carla Fioroni), a salvação para o filho: um casamento bem-sucedido.

O elenco consegue dar o timing certo ao texto e acerta não caindo na caricatura ou estereótipo, tanto quando se fala em gays, quanto no povo italiano. E a direção de Clarisse Abujamra conseguiu claramente dar todo o apoio necessário para o elenco e opta por manter os personagens no palco mesmo quando a cena não gira em torno deles, dando um ar curioso à montagem, parece que eles espiavam uns aos outros, querendo saber fofocas da vida alheia.

A discussão é: afinal, existe algo anormal? Ser gay é ser anormal? Uma família histérica é anormal? E através do riso pode se chegar a algumas respostas claras na peça. Atente para o final e perceba como de forma sutil é feita uma crítica a não aceitação dos homossexuais.

Para Clarisse, todo brasileiro tem um pouco de italiano e todas as famílias trazem crises parecidas. "Com certeza haverá identificações, reflexões, emoção e muito riso", finaliza a atriz, que soma em seu currículo a direção de quatro espetáculos, entre peças e shows.

Serviço: "Mambo Italiano"
com Claudia Mello, Antonio Petrin, Tânia Bondezan, Luciano Andrey, Lara Cordula, Jarbas Homem de Mello e Carla Fioroni.
Sextas às 21h30, sábados às 21h e domingos às 19h.
Teatro Nair Bello - Shopping Frei Caneca - Rua Frei Caneca, 569, 3° andar. - Tel. (11) 3472-2414.
Ingressos: de R$ 60,00 a R$ 70,00.
Não recomendável para menores de 14 anos.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...