Da Redação
Contemplado pela 8ª Edição do Programa Municipal de Fomento à Dança, da Secretaria Municipal de Cultura, o espetáculo "Lugar Algum", dirigido e concebido pela bailarina e coreógrafa Claudia Palma, também diretora da IN SAiO Companhia de Arte, faz apresentações nos dias 13, 14, 15 e 16 de janeiro de 2011 na Galeria Olido com entrada franca. Os ingressos precisam ser retirados com 1h de antecedência.
Em um espetáculo que representa a essência do processo de pesquisa da iN SAiO - a busca da instabilidade como substância essencial – "Lugar Algum" traz ao palco a fragilidade humana diante de situações onde as pessoas “perdem o chão” ou experimentam sentimentos de desapropriação, de transitoriedade. “Imagine uma pessoa que acaba de receber a notícia de que perdeu sua casa e não tem mais onde morar. O espetáculo resgata o exato momento dessa perda, o que acontece com o corpo a partir desta sensação de desalojamento”, explica a coreógrafa Claudia Palma.
A coreógrafa se inspirou em três objetos de pesquisa para a concepção dos movimentos realizados pelos bailarinos: do Edifício São Vito, o famoso Treme-Treme, na região central de São Paulo, que chegou a abrigar três mil moradores, a diretora extraiu o sentimento de desalojamento; do documentário Edifício Master (2002), de Eduardo Coutinho captou o sentimento de isolamento, pelo fato de os moradores raramente se verem, ou nem saber da existência um do outro, fato retratado no filme; do trabalho do pintor, escultor e fotógrafo Richard Long - ícone dos anos de 1960 que utilizava a natureza como objeto de criação e representava a paisagem introduzindo-se na mesma – Claudia Palma trouxe a liberdade na arte, refletindo estas impressões na cenografia, incluindo grandes pedras no espaço do palco.
Serviço: "Lugar Algum"
13, 14, 15 e 16 de Janeiro de 2011 - Quinta a sábado às 20h e domingo às 19h.
Galeria Olido - Av. São João, 473, Centro.
Ingressos: Grátis - retirar com 1h de antecedência.
Não recomendado para menores de 12 anos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário