Da Redação
A Cia. Fragmento reestreia, no dia 22, "Beije Minha Alma" no Sesc Pompeia, com coreografia e direção assinadas por Vanessa Macedo. O espetáculo foi premiado no 12º Cultura Inglesa Festival, em 2008. A montagem foi inspirada na obra da artista plástica britânica Tracey Emin, conhecida por criar um trabalho que - além de exalar ousadia – tinha como fonte suas experiências pessoais de fracasso, humilhação, frustração, desamparo e culpa. Visceral, Emin usava o espelho de sua própria alma para elucidar profundas características do ser humano, mas que nós nos recusamos a ver.
Envolvida em uma teia que une reflexões sobre as relações humanas, preconceitos e moralismos da sociedade, a obra de Tracey Emin dialoga com outra grande artista também fonte inspiradora de Vanessa Macedo em Beije Minha Alma, Frida Khalo: "O que me atraiu em Tracey Emin foi o mesmo que me seduziu em Frida Khalo: a obra confessional. Como um artista, ao retratar sua intimidade, aborda uma temática universal e faz de sua vida uma verdadeira expressão da condição humana?", questiona Vanessa. A conexão entre elas foi percebida pela própria Tracey Emin, quando criou em 2005 a obra "Tracey X Tracey", na qual sobrepôs a imagem de seu rosto no auto-retrato de Frida Khalo com o macaco, pintado em 1940.
A criação coreográfica de Vanessa Macedo alimenta-se da vida e obra da artista inglesa buscando construir uma linguagem corporal teatralizada. O espectador é, ao mesmo tempo, observador e invasor da cena que sugere ousadia, medo, cansaço e solidão – uma perfuração da superfície, da couraça que nos envolve para atingir o que Tracey nos propõe: intimidade, sensibilização das emoções, contato com o interior do outro.
Serviço: "Beije Minha Alma"
com Carolina Mizzoni, Danilo Firmo, Jéssica Moretto, Priscila Lima, Rafael Barzagli e Vanessa Macedo.
Terças, quartas e quintas às 21h.
Sesc Pompeia - Espaço Cênico - Rua Clélia, 93, Água Branca. - Tel. (11) 3871-7700.
Ingressos: R$ 12,00 (inteira); R$ 6,00 (usuário matriculado no SESC e dependentes, pessoas com mais de 60 anos, estudantes e professores da rede pública de ensino).
Não recomendável para menores de 16 anos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário