Crédito: Chris Ceneviva/Divulgação |
A estreia nacional do espetáculo Equus acontece em Campinas, no Teatro Amil. A montagem traz Leonardo Miggiorin e Elias Andreato como protagonistas e a direção ficou a cargo de Alexandre Reinecke. O texto, vencedor do prêmio Tony, é um clássico dos palcos em nível mundial e traz uma trama de mistérios, sedução e questionamentos que nem sempre têm respostas.
Baseada em fatos reais, a história prende a atenção do público, seja pelo mistério dela - por que um menino aparentemente saudável cegaria seis cavalos? -, pela sensualidade, ou porque revela que nem tudo na vida tem resposta. A trama fala do psiquiatra Martin Dysart que investiga os motivos que levaram o jovem Alan Strang, filho único de um pai comunista e uma mãe religiosa, a cometer um crime.
Das muitas montagens que o texto já teve pelo mundo, três delas são brasileiras: a primeira, de 1976, dirigida por Celso Nunes, tinha Paulo Autran no papel do psiquiatra e Ewerton de Castro como o jovem perturbado; outra em 1997, com Caco Ciocler interpretando Alan e, finalmente, em 2004, com Otávio Augusto e Pedro Garcia Netto no elenco e direção de Luiz Furlanetto.
A recente montagem de maior projeção foi a inglesa de 2007, devido à polêmica gerada em torno do ator que interpretou Alan, Daniel Radcliffe – o protagonista da saga Harry Potter. O ator, aclamado por adolescentes de todo o mundo por conta do bruxinho, não só enfrentou o desafio de interpretação, exigido pelo personagem do texto de Shaffer, como também as críticas – inclusive de seus pais – por atuar em uma peça que exigia algumas cenas de nudez completa.
Diante dos temas abordados, a nudez é um detalhe, mas que gera certa polêmica. Leonardo Miggiorin, o jovem Alan nesta montagem, ficou apreensivo no começo. "Logo que recebi o convite fiquei desconfortável com a ideia. Mas no decorrer do trabalho, que a nudez foi contextualizada, trabalhada dentro de um propósito muito maior, fiquei mais tranquilo", conta. O ator começou a carreira cedo e conta com mais de 50 peças, 15 novelas, minisséries e seriados, além de quatro filmes no currículo.
Completam o elenco Patrícia Gasppar, Jorge Emil, Mara Carvalho (a atriz reestreia seu solo de sucesso intitulado Ator Mentada em São Paulo no próximo dia 8 de março no Teatro Incenna), Léo Steinbruch, Gustavo Malheiros, Bruna Thedy (que também tem cenas de nudez completa na montagem) e Fernanda Cunha. A peça, depois de passar por Campinas, cumpre temporada em São Paulo.
Equus
Teatro Amil - Av. Guilherme Campos, 500, Santa Genebra - Campinas.
3 de março a 1º de abril de 2012 - Sexta e sábado, 21h; domingo, 19h.
Telefone: (19) 3756-9890.
R$ 30 a R$ 50. Classificação: 16 anos.
Um comentário:
Não achei muito "misterioso" o teatro. Achei que faltou a hostória ser um pouco melhor... Mas os atores são muito bons.
Postar um comentário