segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

"Crepúsculo": sucesso literário e cinematográfico entre os jovens

Guilherme Udo
Editor de Teatro
Especial para Cinema, Jovem & Literatura

Muitos jovens têm sido atraídos para as salas de cinema e para as livrarias ao redor do mundo atrás de um fenômeno chamado "Crepúsculo" (clique aqui para saber mais). O livro de Stephenie Meyer acaba de chegar aos cinemas, enquanto a produção cinematográfica de sua continuação, "Lua Nova", já foi anunciada. E ainda sem perder o fôlego, o terceiro livro da série, "Eclipse", chega as livrarias em janeiro.

A trama do livro, que pode ser considerado o novo Harry Potter, seria muito simples - a paixão entre dois adolescentes - se o protagonista não fosse um vampiro e toda essa paixão não estivesse envolta em uma clima sobrenatural e de perigos.

No Brasil, Crepúsculo já encontra fãs que acompanham os personagens desde as primeiras edições estrangeiras, com página na Internet em português, blogs e comunidades em sites de relacionamento. Meyer conquistou não apenas uma legião de leitores, mas a crítica, o que fez de Crepúsculo um dos títulos mais comentados de 2005, quando foi lançado e obteve o título de Livro do Ano pela Publishers Weekly.

A autora conduz a trama de uma forma leve e gostosa, com toques de humor e suspense que garantem a atenção do leitor. As meninas podem ficar satisfeitas com as detalhadas descrições da fisionomia do vampiro protagonista, Edward Cullen, enquanto os meninos podem se imaginar em aventuras incríveis.

O livro mostra uma tendência: formação de leitores jovens através de tramas repletas de suspense e ciladas somados a um amor casto, com relações amorosas entres os jovens que quase nunca passam de um simples aperto de mão - o que, em geral, agrada muito aos pais.

Seguindo o enorme sucesso do livro, a aventura pode ser conferida nas telas de cinema, mas sem a mesma intensidade, enquanto o livro ganha por uma narrativa sagaz e que prende a atenção, o roteiro do filme ficou morno, e a grande carta na manga do longa está na perfeita caracterização dos personagens e um jovem elenco muito bem preparado (Robert Pattison, que interpreta Edward Cullen, já pode ser visto na saga de Harry Potter como Cedrico Diggory).

A trilha sonora do filme composta de bandas teens conhecidas e até com uma música na voz do protagonista faz jus a trama e é muito bem composta e utilizada, tendo sido sucesso de vendas antes mesmo da estréia do filme.

Se você quer diversão e entretenimento sem ser chamado de burro, "Crepúsculo" é com certeza para você, com uma trama leve nos momentos certos, surpreendente e que te segura até o último parágrafo, assim como o filme - que apesar de suas grandes furadas em fidelidade - também segura a platéia.

Se você é fã de "Crepúsculo", não deixe de participar da campanha de Doação de Sangue. Para mais informações, clique na imagem abaixo.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...