Guilherme Udo
Editor de Teatro
Para tentar chegar à verdade sobre o Imperador, a companhia de teatro Les Commediens Tropicales leu mais de nove biografias e ouviu o relato de quatro historiadores para desvendar, de fato, quem constrói o processo histórico.
“Nosso foco é justamente a contradição existente nas diversas visões dos historiadores sobre os mesmos eventos históricos. São os historiadores e suas histórias o alvo da peça. São eles que fazem do passado um espetáculo presente, que lançam mão da imaginação para escrever a suposta ‘História’ com H maiúsculo”, explica Carlos Canhameiro, autor e ator do espetáculo que contou com Fernando Villar, especializado em performance art, como “provocador cênico”.
Em cena, vê-se muita experimentação de linguagem - a montagem conta com projeções de vídeo e imagens de um computador sendo utilizado ao vivo, muitos arquivos de escritório espalhados pelo cenário e uma garra de um elenco que se desprende totalmente do mundo para entrar naquele jogo cênico.
Tanta experimentação pode inicialmente chocar e algumas cenas parecem justamente ser feitas para isso - como a cena em que um dos atores fica nu e leva um carimbo nas nádegas. A experiência, estranha por alguns momentos, vale a pena e faz refletir.
Serviço:
"2º D. Pedro 2º"
com Allen Ferraudo, Carlos Canhameiro, Daniel Gonzalez, Jonas Golfeto, Michele Navarro.
Sextas às 21h30, sábados às 21h00 e domingos às 19h00.
Teatro Sérgio Cardoso - Rua Rui Barbosa, 153.
Ingressos: R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia).
Nenhum comentário:
Postar um comentário