Guilherme UdoEditor de Teatro
Muitos já ouviram falar e já assistiram montagens de "Senhora dos Afogados" de Nelson Rodrigues, mas a versão dirigida por Zé Henrique de Paula surpreende sendo um musical.
O texto de Nelson Rodrigues e escrito em 1947 estreou somente em 1954. Quase toda a ação se passa em torno do velório da menina Clara, filha de Misael e Dona Eduarda Drummond. Mas é um outro cortejo fúnebre que abre o espetáculo – um coro de nove mulheres do cais rezam para manter viva a memória de uma prostituta morta há 19 anos. A relação entre esses velórios é revelada ao longo da peça, que nessa montagem está ambientada no século 19.
A direção musical de Fernanda Maia traz algumas músicas conhecidas - como Pedaço de Mim de Chico Buarque - e que se encaixam perfeitamente na história reforçando a tragédica, como se o canto e toda a música fosse uma forma de se expressar de forma mais clara e forte todo aquele sofrimento.
O elenco está muito bem preparado e defende com garra seus papéis com a condução de Zé Henrique que nessa montagem dá continuidade à pesquisa realizada no Núcleo Experimental do Teatro Augusta, conduzido por ele. Estão ali o foco no trabalho de ator, a busca por uma síntese dos elementos cênicos e o desafio da linguagem – no caso, a exploração do que há de poético e trágico nesse texto mítico. Na equipe de 31 pessoas, estão os mesmos profissionais do Núcleo: na direção musical, na preparação de atores (Inês Aranha), e mesmo no elenco, que tem atores de Mojo e R&J entre os 21 em cena.
Para quem quer conhecer a obra de Nelson, essa é uma grande oportunidade, pois o texto flui de forma atraente para a plateia e seduz o público de tal forma que é impossível não sair tocado pela história e pela graciosidade da montagem. O Núcleo Experimental está envolvido com as melhores peças em cartaz atualmente em São Paulo.
Serviço:
"Senhora dos Afogados"
com Tony Giusti (Misael), Einat Falbel (D. Eduarda), Bárbara Bonnie (Moema), Daniel Tavares (Paulo), Marcelo Góes (Noivo), Lourdes Giglioti (Avó), Ricardo Venturin (Sabiá), Elber Marques (Vendedor de Pentes). Vizinhos: Alexandra da Matta, Fernando Cordeiro, João Buonno e Paulo Bueno. Mulheres do Cais: Fabiana Vieira, Juliana Cavalheiro, Gabriela Germano, Jéssica Ferraz, Maíra Gomes, Natasha Sonna e Patrícia Castilho. Músicos – Fernando Castro (piano) e Luciana Rosa (violoncelo).
Sextas e sábados às 21h e domingos às 19h.
Teatro Imprensa - Rua Jaceguai, 400, Bela Vista. - Tel. (11) 3241-4203.
Ingressos: preço único R$ 8,00.
Não recomendado para menores de 14 anos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário