segunda-feira, 23 de abril de 2012

Crítica: 'Místero Buffo' e 'Coração na Bolsa'

Mistero Buffo - Crédito: Divulgação
Por Guilherme Udo

Em pleno coração de São Paulo, na Avenida Paulista, uma ótima parceria teatral pode ser conferida: a montagem Mistero Buffo, que reúne os integrantes do grupo La Mínima com a diretora Neyde Veneziano. Em cena, vinte personagens são desdobrados pela dupla Domingos Montagner (que recentemente protagonizou O Brado Retumbante na TV Globo) e Fernando Sampaio, tendo como parceiro sonoro, no palco, o ator (e também palhaço) Fernando Paz, com Marcelo Pellegrini na direção musical.

A encenação é simples, com um cenário funcional e parte da plateia alocada no próprio palco. A grande força está no elenco que consegue segurar firme a plateia durante todo o percurso e interage de forma tão natural com os espectadores que em alguns momentos realmente criam um diálogo imaginário com cada pessoa que ali está.

A pela foi escrita por Dario Fo com inspiração em passagens Bíblicas, mas que ao contrário do esperado, apresentam uma linguagem nada ortodoxa com gírias, dialetos e situações cômicas. A adaptação ficou por conta da própria diretora que foi feliz em seu trabalho, pois um dos trunfos do espetáculo é parecer que foi escrito me português por um autor contemporâneo, garantindo a identificação imediata do público.

Os quadros que compõem o espetáculo são A Ressurreição de Lázaro, O Cego e o Paralítico, O Louco e a Morte e O Louco aos pés da Cruz, todo interpretados com base na linguagem do palhaço em sua essencia - sem o uso de maquiagem, figurinos ou nariz vermelho, mas sim no trabalho corporal - e mantendo uma forte relação com o teatro popular.

Coração na Bolsa - Crédito: Divulgação
No mesmo prédio, o público também pode conferir a peça Coração na Bolsa, de Marcus Leoni. O projeto foi selecionado entre as produções dos jovens autores participantes do Núcleo de Dramaturgia Sesi-British Council, projeto, criado em 2006, com o objetivo de descobrir e desenvolver novos autores teatrais brasileiros, sob coordenação de Marici Salomão.

Com direção de Ruy Cortez, seis atores apresentam o cotidiano de personagens totalmente ausentes de valores sociais, reforçando o alerta para os comportamentos encontrados na sociedade individualista contemporânea. A montagem mistura linguagens e passeia pelo grotesco, se valendo do nonsense e do humor negro, que garante boas risadas da plateia, frente às atrocidades cometidas pelos personagens.

O elenco jovem garante força à montagem por estar totalmente entregue e sem pudores com o corpo, conferindo uma estética forte e vigorosa para as cenas. A trama apresenta a história de um homem que tem uma amante com o conhecimento de sua esposa. Geniosa e articulada, a mulher legítima deseja matar a concubina do marido e acerta os detalhes para que ele o faça. Ao longo da encenação, a plateia se torna cúmplice das várias relações que são estabelecidas e começa a questionar seus valores.

Mistero Buffo
Teatro Popular do Sesi - Avenida Paulista, 1313 – São Paulo.
Até 3 de junho de 2012 - Quinta a sábado, 20h30; domingo, 20h (a partir de 17 de maio: quinta e sexta, 19h e 21h; sábado, 20h30; domingo, 20h).
Telefone: (11) 3146-7406.
Grátis, R$ 10 (sábado e domingo). Classificação: 14 anos.

Coração na Bolsa
Mezanino do Centro Cultural Fiesp Ruth Cardoso - Avenida Paulista, 1313 – São Paulo.
Até 1º de julho de 2012 - Quinta a sábado, 20h; domingo, 19h30.
Telefone: (11) 3146-7406.
Grátis. Classificação: 16 anos.


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...